O CuidaIdoso consiste na união de diversos profissionais para criar soluções direcionadas ao cuidado e ao monitoramento de idosos e pessoas próximas. A equipe é composta por profissionais da saúde e professores/pesquisadores da Escola de Farmácia, do Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (NUPEB) e do Laboratório de Realidade Estendida para o Bem (XR4Good), todos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pensando sempre em “cuidar de quem sempre cuidou de nós”.

Este projeto demanda muito trabalho e carinho e tem como principal objetivo gerar uma plataforma e um aplicativo para monitoramento físico e orientações para idosos, cuidadores e profissionais. O sistema será usado para a prevenção e a assistência remota dessas pessoas.

O projeto teve início em abril de 2020 se tornando uma ferramenta capaz de criar uma rede de colaborações e orientações direcionadas pelas autoridades de saúde, permitindo assim um monitoramento seguro e eficiente.
Cuidando de quem sempre cuidou de nós!

Saul Delabrida é doutor em Ciência da Computação e professor na mesma
área na UFOP. É o atual coordenador do laboratório XR4Good na UFOP.
Orienta alunos de mestrado acadêmico e profissional. Atua como gestor deste
projeto coordenando as atividades de desenvolvimento tecnológico.

Bruno Hideki Adachi é estudante de graduação em Ciência da Computação na UFOP. Fez parte da empresa júnior do mesmo curso e também do Núcleo de Tecnologia da Informação da universidade. Possui interesse ná área de UX/UI. E auxilia no desenvolvimento web do projeto.

Daniel Lucas Silva é mestrando em Ciências Biológicas pela UFOP, na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Carneiro.

Bruno Antônio Lage Dias é mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na área de Sistemas de Computação, sob a orientação do Prof. Dr. Saul Delabrida. Neste projeto está atuando como desenvolvedor web.

Ricardo Manuel David Rodrigues, estudante de graduação em Ciência da Computação na UFOP, atua como desenvolvedor web e mobile no projeto.

Andrea G. Campos Bianchi é doutora em Física Computacional e professora associada no Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto. Seus projetos estão relacionados à construção de ferramentas computacionais capazes de extrair conhecimento de imagens e dados.

Bruna Viana Silva. Graduanda em Farmácia na UFOP. Aluna de projeto extensão desde 2017 no Programa Âmbar: Desafios e Ações em Saúde da Mulher, no laboratório de Citologia Clínica do LAPAC.

Giovana Silvestrin Poletto é graduanda em Farmácia pela UFOP e aluna do projeto de extensão, programa Âmbar: Desafios e Ações em Saúde da Mulher, no laboratório de Citologia Clínica do LAPAC.

Lorena Cera Bandeira: doutoranda no Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da UFOP. Mestre em Ciências Farmacêuticas possui experiência profissional no setor magistral onde atuou no controle de qualidade de matérias primas e produtos, na produção de fórmulas magistrais, oficinais e de cosméticos. Responsável técnica, por 13 anos, de Farmácia de Manipulação, realizou também atenção farmacêutica ao paciente idoso acompanhando evolução de úlceras varicosas e de decúbito (pressão).

Mariana Codevilla Santana de Moura. Graduanda em Medicina na UFOP. Aluna de projeto de extensão desde 2019 no programa Âmbar: Desafios e Ações em Saúde da Mulher, no laboratório de Citologia Clínica do LAPAC.

Tereza Gomides. Graduanda em Farmácia na UFOP. Aluna de projeto de extensão desde 2019 no programa Âmbar: Desafios e Ações em Saúde da Mulher, no laboratório de Citologia Clínica do LAPAC.

Cláudia Martins Carneiro - farmacêutica pela EFAR/UFOP e doutora em Patologia Geral pela UFMG. Professora Titular de Citologia da EFAR/UFOP. Orientadora nos Programas de Pós Graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia do do NUPEB/UFOP. Coordenadora do Setor de Citologia Clínica do LAPAC vinculado ao Programa Âmbar: desafios e ações em Saúde da Mulher e pesquisadora no Laboratório de Imunopatologia do NUPEB/UFOP.

Alan Vasconcellos Erse, estudante de graduação em Ciências da Computação e membro do laboratório XR4Good na Universidade Federal de Ouro Preto, atua como desenvolvedor web no projeto.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider